Nesta segunda-feira (28/9), Camaçari completa 262 anos de emancipação política. Dentre as distintas características da cidade, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está a beleza e exuberância das cerca de 30 praias que compõem o extenso Litoral Camaçariense.

Ganham destaque as regiões de Busca Vida, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

Veja a seguir alguns locais separados pelo Bahia No Ar e que são bastante procurados, sobretudo, por turistas que visitam a Costa de Camaçari em busca de beleza e diversão.

Arembepe

É em Arembepe que está situada a internacionalmente famosa aldeia hippie. Na década de 70, o local era considerado o paraíso de astros da música, a exemplo de Janis Joplin, Mick Jagger, Rita Lee, Ney Matogrosso, e de artistas, músicos e poetas brasileiros, como Gal Costa, Waly Salomão, Novos Baianos, José Simão, entre centenas de outros.

Projeto Tamar

É também em Arembepe que está situada uma das bases do Projeto Tamar, responsável pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

A base foi criada em 1983, logo após o início dos trabalhos do Tamar no Brasil. Inicialmente, era denominada base de Interlagos, pois as ações de proteção às tartarugas marinhas na região começaram por iniciativa dos moradores do condomínio que leva este nome. Em 1992, foi transferida para o distrito de Arembepe, onde atualmente conta com infra-estrutura de serviços e um Centro de Visitantes.

A base de Arembepe monitora 47km de litoral, desde a praia da Boca do Rio em Salvador até a foz do rio Jacuípe, no município de Camaçari, abrangendo as seguintes praias (sentido sul – norte): Salvador até Itapuã (Salvador); Buraquinho (Lauro de Freitas); Busca Vida, Jauá, Santa Maria, Arembepe e Berta (Camaçari). A região concentra o maior número de desovas do país.

Em maio deste ano de 2020, inclusive, a instituição afirmou que uma portaria publicada no Diário Oficial daquele mês, falando sobre o encerramento de bases avançadas no local não se refere às estruturas do projeto em Arembepe. Em nota, o Projeto Tamar esclareceu que é uma instituição privada, sem fins lucrativos, e que busca proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil. O Centro Tamar, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, não tem relação com a iniciativa. São instituições distintas, embora até então ficassem nas mesmas cidades.

À época, também foi dito que, por conta da pandemia do novo coronavírus covid-19, todas as atividades na unidade estavam suspensas. No entanto, a medida foi adotada temporariamente. 

Nesse mesmo período, em entrevista ao Programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93,1), a então secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Bichara, reforçou que a base avançada que seria extinta é ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Itacimirim

Tranquila, com uma natureza incrível, costa extensa, piscinas naturais e água bem azul, quem visita Itacimirim, geralmente, sai apaixonado pelo local.

Antigamente, a Praia de Itacimirim era uma vila de pescadores, da mesma forma que a Praia de Guarajuba.

Assim como acontece em outras praias da região, o nome dessa praia tem origem indígena. Itacimirim surgiu da junção de “itá” (pedra), “sy” (mãe) e “mirim” (pequeno), o que significa algo como “pequena mãe de pedra”.

Jauá

Jauá conta com uma orla urbanizada e composta de bares, barracas e restaurante. A localidade divide a atenção com o mar de ondas fortes mas que, na maré baixa, revela recifes e piscinas naturais.

Jauá foi batizada com o nome de uma espécie de papagaio típica da região que faz ninhos em coqueirais.

Com 2,5 quilômetros de extensão, Jauá é dividida em quatro praias: do Japonês, Sororoca, da Baleia e do Grilo. A área conhecida como Pedra da Baleia é a região central da orla, com infraestrutura de lazer e serviços, além de um calçadão.

Barra do Jacuípe

Barra do Jacuípe é considerada como uma das praias mais bonitas da cidade de Camaçari; sua principal atração é, sem dúvidas, as piscinas naturais que se formam em contraste com a paisagem local, mais uma vez, cercada de coqueiros a beira-mar.

A região é uma das preferidas para famílias com crianças.

Abrantes

Saindo um pouco do cenário “praieiro”, mas ainda contemplando as belezas naturais da cidade, o amanhecer na região de Catu de Abrantes é um “bônus” bastante enaltecido por seus admiradores.

0 0 votos
Article Rating