Nesta segunda-feira (28/9), Camaçari, cidade baiana situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), completa 262 anos de emancipação política.
Ao longo dos anos, não foi só o nome que sofreu alterações, passando de Camassary para Camaçari. O município, conhecido por muitos como “Cidade Industrial” (por abrigar o Polo Industrial de Camaçari), ganhou novas formas.
Veja abaixo algumas imagens do antes e depois da cidade:
Polo Petroquímico
Na década de 70, Camaçari passou a viver um capítulo especial na história da industrialização da Bahia e do Brasil. Foi nesta época que foi construído o Pólo Petroquímico. Implantado em 1972, e começando a operar em 1978, inicialmente, o equipamento surgiu para suprir apenas a demanda nacional. No entanto, em menos de uma década, vários países passaram a importar seus produtos. Presentemente, o município continua ostentando um dos maiores índices do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
Foto: Reprodução
Igreja Matriz / Catedral São Thomaz de Cantuária
Conforme descreve a Diocese, a devoção ao padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, foi trazida pela família do Desembargador Thomaz Montenegro que, vindos da Inglaterra, chegaram em terras camaçarienses para trabalhar nas obras de construção da linha férrea, no início do século 20.
Na ocasião, eles doaram um terreno para a construção de uma capela na cidade. À época, a sede do município era o atual distrito de Vila de Abrantes, cujo padroeiro era São Miguel. Como sinal de gratidão, a Igreja homenageou o casal, dedicando a Capela a São Thomaz de Cantuária.
“Entre os séculos 18 e 19, a Inglaterra teve participação decisiva na revolução industrial, por isso, acredita-se que São Thomaz intercedeu para que Camaçari viesse a se tornar uma cidade industrial”, pontua a Diocese.
A Paróquia São Thomaz de Cantuária foi criada no ano de 1966. Em 2011, com a criação da Diocese de Camaçari, a Igreja foi elevada ao grau de Catedral.
Foto: Reprodução (Igreja Matriz : Camaçari, BA – 1982)
Foto: Reprodução
Prefeitura de Camaçari
Foto: Reprodução
Praça Desembargador Montenegro
É neste local que atualmente está localizada a Catedral São Thomaz de Cantuária.
Foto: Reprodução (Praça Desembargador Montenegro : Camaçari, BA – 1957)
Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari
Praça Abrantes
Foto: Reprodução (Praça Abrantes : Biblioteca Pública Municipal (Antes, foi o primeiro colégio de Camaçari) – 19)
Foto: Reprodução
Na sequência, mais imagens antigas da cidade:
Foto: Reprodução (Vista aérea do Conjunto Habitacional : Camaçari, BA – 19)
Foto: Reprodução (Horto Florestal : Camaçari, BA – 19)
Foto: Reprodução (A velha estação, em foto publicada na Revista Illustração Brasileira de 2/6/1923)
Foto: Reprodução (Praia em Camaçari (BA) – mar. 1952)
A maioria das fotografias antigas fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal e chegaram a percorrer escolas da rede pública de ensino em 2017.
MUITO BOM AGORA
A ultima foto retratando uma pequena enseada com coqueiral ao fundo, não parece ser em Camaçari. A paisagem costeira mostrada, destoa daquela presente na restinga litorânea existente no município!
exato. Parece o Rio de Janeiro