O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA), Pedro Luiz Failla, deixou um recado aos comerciantes de Camaçari, que tiveram que fechar as portas após o decreto municipal, cujo objetivo está na tentativa de conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19, na cidade.
“Aos empresários que estão a cem [100] dias, a gente sente, dói no coração ‘da gente’, mas a gente tem que esperar realmente ter segurança da área de saúde, os epidemiologistas que possam dar uma posição correta. A gente pede um pouquinho mais de paciência, a gente já tá perto de uma solução melhor pra todos”, disse.
Failla também participou da apresentação do Plano Estratégico para a reabertura parcial das atividades econômicas na cidade, que foi realizada na tarde desta segunda-feira (22). Ele comentou sobre o processo de elaboração do plano. Conforme pontuado pela gestão municipal, está previsto para o dia 1° de julho a reabertura do comércio em Camaçari, tudo vai depender da situação epidemiológica ao longo desses dias, sobretudo, no que diz respeito a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dedicados exclusivamente ao tratamento de casos graves da Covid-19.
“A gente já tem participado, há mais de quatro reuniões, e nós temos o prazer de dizer que parte desse documento a gente colaborou com algumas informações. E a prefeitura, sabiamente, escolheu o momento certo. Eu acho que hoje, realmente dia primeiro [1° de julho], se caso os dados, e vamos rezar pra isso, que os dados que doutor Luiz Duplat [secretário de Saúde de Camaçari] trouxer permitam que o prefeito realmente faça um novo decreto para funcionar no dia primeiro [1° de julho]. Caso contrário, se precisar de mais alguns dias, a gente vai ter que ter a compreenção e vamos tentar fazer com que os comerciantes, os quais nós representamos, entendam dessa forma. Assim, a coisa vai ser mais duradoura, do que abrir e ter que fechar em uma semana depois”, avaliou.
“O que a gente vai fazer, inclusive, faz parte do nosso trabalho combinado aqui, é que as empresas sigam o protocolo. Isso será fundamental para o sucesso. Se nós não cumprirmos o protocolo da prefeitura corremos o risco de provavelmente ter que fechar”, acrescentou.
Casos em Camaçari
De acordo com o último boletim municipal, divulgado nesta segunda-feira, Camaçari já totaliza 804 casos confirmados do novo coronavírus: destes, 247 pacientes estão em isolamento domiciliar, 29 em isolamento hospitalar, 497 já estão recuperados e 31 foram a óbito.
Elinaldo está perdido, vou ficar observando se ele vai reabrir aqui assim que acm, reabrir em Salvador!