A atriz, arte-educadora e gestora cultural Vika Mennezes apresenta “Mukunã: do Fio à Raiz”, um espetáculo que explora a ancestralidade por meio do cabelo, da raiz ao fio. A estreia acontece este mês em Salvador, nos Espaços Culturais Alagados e Cine Teatro Lauro de Freitas, a partir do dia 17 de outubro, e seguirá até novembro.
Com ingressos a preços populares de R$10 e R$5, “Mukunã” é uma jornada artística que une passado, presente e futuro. Utilizando sua narrativa pessoal, Vika Mennezes traz à cena a forte presença dos orixás e elementos da cultura afro-brasileira. A obra reflete sua vivência com o racismo, transformando experiências de violência estrutural em arte empoderadora para inspirar outras pessoas.
“O intuito de Mukunã é promover uma mudança significativa no cenário cultural da Bahia e na percepção das questões raciais e de gênero”, afirma Vika, que acumula 13 espetáculos teatrais e 11 obras audiovisuais em sua carreira.
O projeto inclui duas apresentações gratuitas para jovens de escolas públicas e pessoas com deficiência auditiva, com intérpretes de libras em todas as sessões. As apresentações ocorrerão no Espaço Cultural Alagados nos dias 17, 18 e 19 de outubro, e no Cine Teatro Lauro de Freitas nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
“Mukunã: do Fio à Raiz” é uma plataforma para celebrar a diversidade, resgatar a autoconfiança e desafiar os padrões de beleza eurocêntricos, dando voz à experiência de opressão e promovendo a resistência com uma mensagem de empoderamento”, explica Vika Mennezes.
As apresentações são apoiadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, que visa apoiar o setor cultural em conformidade com a Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022.