Surpreendido em casa, o Bahia tropeçou diante do ABC-RN e dificultou a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste. O Esquadrão não conseguiu se impor jogando em seus domínios e foi derrotado por 3 a 0 na noite deste domingo (3), em Pituaçu, deixando o gramado sob os gritos e vaias da própria torcida. Júnior Xuxa marcou no primeiro tempo, Rodrigo Silva e Wanderlei completaram na segunda etapa, a favor da equipe do Rio Grande do Norte, e a derrota deixou complicado o caminho tricolor até as quartas-de-final da competição.

Confira como foi a partida no Lance a Lance

O resultado derrubou o Bahia para a terceira colocação do grupo A. O Ceará venceu o Itabaiana e se isolou na ponta, com 10 pontos. Agora o ABC-RN é o segundo colocado, com os mesmos sete pontos do Tricolor, mas com vantagem no número de gols marcados. Finalizando a primeira fase, o Bahia volta a campo na quarta-feira (6), quando enfrenta o Itabaiana-SE e joga tudo pelo avanço à próxima fase no estádio Presidente Médici, a partir das 21h15. O ABC-RN recebe o Ceará no Frasqueirão no mesmo dia e horário.

Bola rolando – O jogo já começou equilibrado no gramado de Pituaçu, com o Bahia explorando as laterais, com Neto e Jussandro, para chegar ao ataque, o visitant ABC-RN se aproveitando dos espaços para também dar o bote. As chances reais de gol começaram a surgir a partir dos 18', quando Souza recebeu de Jussandro, driblou o goleiro Andrey, mas perdeu o ângulo e chutou mal para o gol, perdendo a oportunidade de abrir o placar. Logo depois o susto no lado oposto. Aos 19', Wanderley recebeu no contra-ataque, arriscou de fora da área e acertou o travessão.

O Bahia chegou a mostrar domínio no jogo e variava nas jogadas para chegar ao ataque, utilizando também o meio campo, mas sofria nas chegadas em contra-ataque do ABC-RN. Numa das arrancadas, Renato partiu da intermediária, fez fila na marcação tricolor e mandou pra fora no chute de bico. O gol acabou saindo para o ABC, aos 38'. No cruzamento de Flávio, o estreante Júnior Xuxa pegou de cabeça e tirou de Marcelo Lomba para fazer o dele.

No segundo tempo, o ABC voltou para o jogo fazendo pressão e se aproveitando de um Bahia disperso e aberto em campo. Com os jogadores tricolores mais distantes, os erros de passe se acumularam e facilitavam a vida do visitante. O contra-ataque foi a principal arma do ABC, já com a vantagem, e o Bahia só conseguiu o primeiro chute a gol aos 17 minutos, com a investida de Anderson Talisca.

A apatia do mandante acabou rendendo mais um gol do time do Rio Grande Norte, aos 23' Rodrigo Silva, sozinho, de frente para o gol, chutou e não deu chance para Marcelo Lomba, ampliando o placar. Sem força para a reação e ouvindo as vaias da própria torcida, o Bahia acabou sofrendo o golpe final aos 40 minutos, no gol de Wanderlei, que aproveitou o cruzamento de Alexandre e finalizou para liquidar a partida.

Bahia 0 x 3 ABC-RN – 5ª rodada da Copa do Nordeste

Data: 3/2/2013, 18h30

Local: estádio de Pituaçu, Salvador

Árbitro: Francisco Nascimento (AL)

Assistentes: Otávio Neto (AL) e Lennon Farias (AL)

Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Hélder, Diones (Anderson Talisca) e Zé Roberto (Italo Melo); Ryder e Souza. Técnico – Jorginho

ABC-RN: Andrey (Lopes); Renato, Flávio, Vinícius e Alexandre; Hamilton, Edson, Júnior Xuxa (Raul), Jean Carioca; Wanderley e Rodrigo Silva. Técnico: Givanildo Oliveira