“É sabido que a excitação sexual no homem é seguida pela ereção do pênis e subsequente ejaculação”, aponta, com toda a didática a que tem direito, um estudo do pesquisador Sina Zarrintan, da Tabriz Medical University, no Irã. Até aí, sem novidades.
Ele explica, então, que o nariz entope quando seus vasos sanguíneos internos se expandem, em resposta ao frio ou a uma série de outros fatores, que variam de pessoa pra pessoa – exercício, comidas apimentadas ou estresse, por exemplo.
E o que uma coisa tem a ver com a outra? “Observamos que a ejaculação pode ser usada como um tratamento em potencial para a congestão nasal, pois estimula o sistema nervoso simpático, o que leva à contração dos vasos sanguíneos do nariz e alivia os sintomas”, explica.
Segundo ele, esse método é vencedor porque não apresenta qualquer efeito colateral, ao contrário dos descongestionantes de farmácia, e pode ser usado de tempos em tempos, sem trabalho, no conforto da sua própria casa, “de acordo com a severidade dos sintomas”.
*Revista Abril.