Em períodos de festa e deslocamento intenso de pessoas entre uma cidade e outra é comum que o índice de acidentes no trânsito aumente e provoque, inclusive, vítimas fatais. Contudo, enquanto o carnaval de Salvador durou – foram 7 dias de comemoração – a BA-099 não registrou nenhuma ocorrência que tenha resultado em vítimas fatais. Este é o terceiro ano consecutivo que a rodovia não é citada em casos de morte causada por trânsito, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Transportes (CNT).
Passaram pela BA-099 cerca de 197 mil veículos apenas entre os dias 17 e 22 de fevereiro, uma média de 28 mil por dia. Ao todo aconteceram 27 acidentes na no trecho da BA-099 que vai da Ponte Rio Joanes até o acesso à Praia do Forte. De todos esses acidentes foram catalogados 6 pessoas feridas, um número considerado razoável levando-se em consideração a quantidade de veículos que atende.
A rodovia que liga Salvador ao litoral norte baiano contabilizou um número de chamados de emergência superior a 40%. Porém, os números apresentam melhorias em relação ao ano passado, que registrou 61, 18% de chamados durante o período do carnaval. Os principais problemas estavam ligados a defeitos mecânicos, elétricos e pneus furados.
Por Henrique da Mata
Dados fornecidos pela CLN