Estudantes da Escola Estadual Jarbas Passarinho, de Belém, se destacaram no torneio nacional de robótica. Foram três dias de competição em diversas modalidades. O evento faz parte do Festival Sesi de Robótica, realizado em São Paulo até o último domingo, 8.
A competição desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do cotidiano da sociedade moderna. Os jovens são liderados por dois professores, Rafael Herdy e Fábio Castro.
Os alunos da Jarbas Passarinho desenvolveram o projeto “Minhas mãos enxergam e meus olhos escutam” para ajudar pessoas cegas e surdas, inspirados na história do professor Jarbas Silva, que é deficiente visual.
No “desafio do robô”, os alunos precisaram construir e programar um robô para que ele, de forma autônoma, cumprisse todas as missões pré-determinadas pela competição. “Estamos felizes em exaltar o papel da escola pública e em ter criado o projeto, saber que ele pode se tornar realidade e ajudar as pessoas com deficiência”, diz o estudante Rodolfo Costa. Além dele, participaram da equipe os alunos Paulo Marques, Karen Santos e Ana Luiza Camelo.