De acordo com dados da última Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após a retomada das atividades econômicas, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Bahia registrou um aumento de 48,4% no setor turístico, entre os meses de julho e agosto de 2020. No mesmo período, o Brasil cresceu 19,3%.
Segundo ao levantamento, o incremento é resultado da reabertura gradual de importantes destinos para o turismo disponíveis no estado.
A pesuqisa, que inclui informações de 12 estados, aponta que a Bahia tem o segundo maior índice de crescimento, atrás somente do Ceará (+85,4%) e à frente de Minas Gerais (+22,9%), São Paulo (+15,8%) e Rio de Janeiro (+15%), por exemplo.
Em virtude da pandemia da Covid-19, o volume das atividades turísticas no território brasileiro, em agosto de 2020, foi 44,5% (menor do que em agosto de 2019).
Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, a estimativa é de que nas próximas pesquisas o desempenho da Bahia, bem como de outros destinos brasileiros, melhore consideravelmente, tendo em vista que o mês de setembro foi caracterizado pela retomada mais forte dos serviços.
“Setembro foi um mês importante para a retomada do turismo, com a reabertura de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos, seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária”, pontuou Franco.