A entrega da Avenida Luís Eduardo Magalhães (popularmente conhecida como Avenida Comercial) totalmente revitalizada, agendada para acontecer nesta sexta-feira (20), parece estar causando comichões de ciúme em algumas personalidades políticas que fazem oposição ao atual prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (DEM). A manifestação de descontentamento que mais chamou atenção, principalmente pela forma desajeitada que ocorreu, foi protagonizada pelo ex-prefeito Ademar Delgado (ex-petista, atualmente sem partido), que sugeriu, “por justiça”, que o nome da Avenida fosse alterado para “Ademar Delgado”.

Piada?

Ao que parece, a surpreendente declaração foi um protesto sério, em tom inconformado, embora se colocada em um contexto cômico soasse bem menos constrangedor, uma piada digna de uma ou outra gargalhada sincera. É uma pena que a escrita não permite, nesse caso, determinar o tom emocional de Ademar com precisão. Mas, seguramente, trata-se da manifestação direta da pretensiosa opinião do ex-gestor, apresentada em um grupo de WhatsApp intitulado “Unidos por Camaçari”.

Bola Fora

Não bastasse a prepotência de, ele próprio, qualificar como justa a escolha da própria alcunha para denominar uma das principais vias públicas de Camaçari, equivocou-se ao considerar a escolha do nome de Luís Eduardo Magalhães como uma novidade. A referida via tem esse nome desde 2002, quando, por intermédio da Lei N°559, sancionada pelo então prefeito Helder Almeida, o recebeu após a sugestão ser aprovada pela Câmara Municipal. A Avenida Luís Eduardo Magalhães chama-se Avenida Luís Eduardo Magalhães há 17 anos e cinco meses.

Íntegra da Declaração (ipsis litteris)

“Por justiça, o nome dessa avenida deveria ser chamar Ademar Delgado, pois foi quem deixou o recurso do BNDES, para que essa e outras obras da cidade acontecesse. Verba essa que o atual prefeito, quando vereador votou contra, e por ironia do destino é quem está dando a ele a oportunidade de fazer essas obras. É lamentável ver uma das nossas avenidas com o nome de um cidadão que se só apareceu em Camaçari em época eleitoral. Acho que os que defendem o governo, e se dizem filhos de Camaçari, poderia nesse caso se posicionar contra essa decisão. Mas acredito que a resposta virá no dia da inauguração, onde não haverá povo”.

Clique para ampliar

Na imagem, a Lei que denomina a referida Avenida, a partir do dia 22 de maio de 2002, formalmente como Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães. Vale ressaltar que, na redação da Lei, a grafia do nome “Luís” não está correta, mas as recentes publicidades não reproduziram o equívoco, utilizando a identificação oficial da personalidade homenageada.

0 0 votos
Article Rating