O ex-secretário de Educação do Estado da Bahia, Adeum Sauer, morreu em um acidente de carro ocorrido em rodovia do Sul da Bahia, na noite de sábado (18). Ele atuou no governo de Jaques Wagner (PT), entre 2007 e 2009, tendo sua morte lamentada pela atual gestão.

“Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer”, o governador Rui Costa (PT) disse em suas redes sociais, nesta manhã de domingo (19). “Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor”, concluiu.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) também lamentou o fato através de nota. O atual líder da pasta, Jerônimo Rodrigues, prestou solidariedade à família. “É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse.

Foi na gestão do professor Adeum que aconteceu a implantação de projetos como o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), o Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Tempos de Arte Literária (TAL).

Entre suas iniciativas também esteve o programa Todos pela Alfabetização (TOPA), resultando em mais de 1,5 milhões de pessoas alfabetizadas na Bahia. Adeum Sauer participou ainda da implantação de projetos ambientais, voltados à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e da Educação Profissional e Tecnológica.

Ele era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. O educador partiu aos 69 anos de idade.

0 0 votos
Article Rating