O ex-secretário de governo de Lauro de Freitas Apio Vinagre, usou sua conta no Facebook na manhã desta quinta-feira (28), para lamentar o suposto esquecimento do Levante dos Malês pela gestão do prefeito Márcio Paiva (PP). Em poucas linhas Apio, conta a história e importância cultural da data para o município.

Confira:

Pela primeira vez em, 9 anos, o Levante dos Malês, ocorrido em 1814, às margens do nosso Rio Joanes não é lembrado institucionalmente. Me expresso nessas linhas, não como Ex-Secretário e Ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, mas, como cidadão afro-descendente, que reconhece, respeita e cultiva a sua ancestralidade. Rememoro texto publicado pelo site JusBrasil, reproduzindo matéria do Site do PT Nacional, em 01 de março de 2012. Salve o Povo Malê, Salve o Levante do Rio Joanes! #NaoEsqueceremos #ConsciênciaNegra

"Resistência negra é lembrada em ato simbólico no Rio Joanes" – Na tarde da última terça-feira (28), às margens do Rio Joanes, foram jogadas rosas vermelhas em lembrança a resistência negra em Lauro de Freitas. O Levante do Rio Joanes, quando cerca de 70 negros foram mortos por lutarem pela liberdade, em 1814, completa 198 anos.

A cerimônia é realizada anualmente desde 2005, quando a data foi resgatada pela gestão municipal, por meio de pesquisa com historiadores. Organizada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR) da Secretaria de Governo (SEGOV), juntamente com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), o ato reuniu representantes da sociedade civil, do movimento negro, a Coordenação de Saúde da População Negra, e do Terreiro São Jorge Filho da Goméia, entre outros.