Após a tragédia ocorrida na última quarta-feira (23), onde uma farmácia no Centro de Camaçari pegou fogo depois de uma suposta explosão de um botijão de cozinha deixando dez pessoas mortas e outras treze gravemente feridas, a equipe de reportagem do Portal Bahia no Ar recebeu com exclusividade denuncias de leitores que o subsolo do prédio vermelho da Prefeitura de Camaçari seria uma “bomba relógio” prestes a estourar.
A equipe de reportagem seguiu até o local e constatou de perto a situação. Aparelhos eletrônicos velhos transformam o ambiente em propício a explosões e um iminente incêndio. De acordo com uma denunciante, que é servidora, mas preferiu não se identificar, no departamento só há uma entrada e nenhuma saída de emergência, além disto todas as janelas são gradeadas o que dificultaria fuga em caso de um acidente. “ Aqui trabalham cerca de cinquenta pessoas, desde o incêndio na Boate Kiss nós levantamos este assunto aqui. Não vamos esperar que algo aconteça para tomar uma medida. A prevenção é a melhor opção”, alertou.
No local há apenas um corredor e funcionários trabalhando em cabines nos lados. Ainda de acordo com a servidora, o fato já foi passado às autoridades competentes, mas nada neste sentido teria sido feito. “Na verdade não há boa vontade”, disse.
A redação do portal Bahia no Ar, também foi acionada por meio do wathsapp 99968- 8146. Outra pessoa destacou a necessidade de uma vistoria mais eficaz no prédio vermelho. “Sugiro que os funcionários do local levem em suas bolsas pés de cabra”, diz o post num alerta por conta das grades que cercam o departamento.
Durante a exibição do jornal Bahia no Ar segunda edição desta sexta-feira (25), outra servidora confirmou a Roque Santos a falta de estrutura das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Camaçari. “No caso da farmácia foi uma tragédia anunciada. É verdade que o pai de uma funcionária da loja foi na Defesa Civil fazer a denuncia, mas não deram importância porque já estão de saída da PMC, são cargos comissionados e eles não estão nem aí. A ineficiência é muito grande. Os nossos órgãos competentes não estão preparados. Neste caso, as chamas só foram contidas após a brigada de incêndio do Polo, que estava devidamente equipada, chegar”, contou.
Roque salientou que na cidade existem apenas dois hidrantes, mas apenas um está funcionando. “Isso é um absurdo. Numa cidade do porte de Camaçari não estarmos preparados para coisas do tipo”, denunciou.
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=C90LmQHdfvQ