Não é segredo que Camaçari está em vias de passar por uma intensa reforma administrativa. A novidade agora é que, com base em informações adquiridas de dentro do alto escalão do governo municipal, já é possível prever quais peças serão movidas primeiro no tabuleiro da política e da gestão pública na cidade.
No início da tarde desta quarta-feira (29), o apresentador do programa Bahia no Ar, Roque Santos, tornou pública uma informação que, até então, estava restrita aos recônditos mais profundos dos bastidores da política: as articulações sugerem que o atual secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari, Rui Magno, será destituído do cargo em um futuro nada distante.
Roque Santos afirmou ainda, durante a transmissão do Bahia no Ar, 2ª edição, que Rui Magno já tem destino certo. Ele sairá da Secretaria de Esportes (Sedel) direto para uma cadeira na Câmara de Vereadores de Camaçari. Tal movimentação já permite o vislumbre da próxima jogada: o vereador do DEM que deverá dar lugar ao suplente Rui Magno será, ao mesmo tempo, anunciado como um dos novos integrantes do secretariado municipal. O nome do edil que trocará o Legislativo pelo Executivo, no entanto, permanece uma incógnita.
Esse tipo interação entre secretários e vereadores é comum. Em um dos casos mais recentes, o então vereador eleito Antônio Falcão deixou a Câmara Municipal de Camaçari para assumir a Secretaria de Desenvolvimento de Agricultura e Pesca, sendo substituído na Casa Legislativa pela suplente do DEM, Fafá de Senhorinho.
Rui Magno já foi vereador por quatro mandatos, tendo em seu histórico a experiência de presidente da Câmara Municipal. Há quem diga que a mudança fará bem ao Legislativo Municipal e aponte isso como principal motivo da alteração de cargos. Outros, porém, argumentam que o trabalho realizado no comando da Sedel não correspondeu às expectativas.