A Bahia viveu uma “explosão” de casos da Covid-19 na última semana, segundo aponta o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. Nesta segunda-feira (24), ele informou que, se os números continuarem subindo neste ritmo e a ocupação dos leitos hospitalares crescer, medidas ainda mais restritivas precisarão ser adotadas.

Em entrevista à TV Bahia, ele destacou que a proibição da venda de bebidas alcoólicas e a ampliação do toque de recolher no final de semana são iniciativas ainda leves.

 “Se persistirem essas atitudes de flagrante e desobediência ao distanciamento, se continuar subindo na velocidade que vinha subindo na semana passada e nós chegarmos em uma situação de crise, de pessoas sem terem onde serem internadas, não há dúvidas de que as medidas deverão se tornar mais rigorosas”, Fábio declarou.

Segundo o secretário, no mês de abril, cerca de 50 pacientes esperavam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um dia para o outro, na Bahia. Agora, o número subiu para 150 e outras 150 pessoas esperam por vagas em leitos clínicos. “Então isso não é confortável. Nós estamos em uma situação extremamente pressionada”, disse.

Nesta manhã de segunda, os leitos de UTI destinados a adultos registram 84% de ocupação, enquanto a enfermaria dedicada ao mesmo público tem 73% das vagas preenchidas. 983.587 casos de contaminação pela Covid-19 já foram registrados no estado e 18.903 desses pacientes ainda têm o vírus ativo.

0 0 votos
Article Rating