Uma fã acabou morrendo durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, na noite desta sexta-feira (17), no Estádio Nilton Santos – mais conhecido como Engenhão – no Rio de Janeiro. Ana Clara Benevides, de 23 anos, acabou desmaiando e teve uma parada cardiorrespiratória, desencadeando sua morte.
A vítima era natural do estado de Mato Grosso e foi ao Rio somente para acompanhar o primeiro show da turnê de sua cantora preferida em território brasileiro. Segundo amigos que estavam no momento com ela, Ana acabou passando mal logo no início do show, na segunda música, e acabou desmaiando.
Ela precisou ser reanimada por socorristas que estavam no estádio e imediatamente levada para o Hospital Municipal Salgado Filho, onde não resistiu e morreu. “Eu simplesmente não consigo acreditar que você não está mais aqui. Não consigo aceitar isso”, escreveu Thiago Benevides, amigo da garota, em seu perfil no Twitter.
Ana Clara pode ter passado mal por conta da forte onda de calor que atinge o Brasil e, principalmente dentro do estádio durante o show, a sensação térmica chegava a 60ºC, número assustador para um evento noturno em um espaço consideravelmente aberto. Segundo informações iniciais, mais de mil pessoas desmaiaram no show, pelo mesmo motivo.
Fãs criticam produtora do show
Após o anúncio da morte de Ana, fãs de Taylor Swift começaram a protestar contra a produtora T4F, responsável pelos shows da artista no Brasil. No Twitter, a hashtag “T4F EXIGIMOS RESPEITO” chegou a ser um dos assuntos mais comentados do mundo.
A acusação vem através da irresponsabilidade da empresa ao proibir a entrada de água no estádio, podendo consumir somente aquela vendida durante o show, o que muitas pessoas disseram ter sido um valor exorbitante. Além disso, a T4F supostamente cobriu áreas de ventilação natural no Engenhão para impedir gravações externas, o que potencializou o calor em um local com mais de 60 mil pessoas.
Na manhã deste sábado (18), o ministro da Justiça Flávio Dino disse que acionará a Secretaria Nacional do Consumidor para investigar essas denúncias relacionadas ao impedimento de uso de água no show, mesmo durante esta onda de calor. Ele ainda afirma que “é inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à agua”.
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis – AINDA HOJE – quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023
Cantora presta homenagem
Taylor Swift publicou uma carta aberta sobre a morte de Ana Clara Benevides, em um stories no Instagram. No texto, ela lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade aos amigos e familiares de sua admiradora e ainda ressalta que isso é inaceitável em sua turnê. Veja a carta traduzida:
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã hoje à noite, antes do meu show. Não consigo nem dizer o quanto estou arrasada com isso. Tenho poucas informações além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem.
Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre. Quero dizer agora que sinto profundamente esta perda e que o meu coração partido está com a sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil”.