Facebook pagará multa recorde por violação de privacidade

Foto: Reprodução/ Irish Times

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (24) que o Facebook vai pagar uma multa recorde de US$ 5 bilhões para encerrar a investigação do governo americano sobre suas práticas de privacidade. Por 3 votos a 2, a FTC votou para adotar o acordo, que a partir de agora vai precisar da aprovação de um tribunal. Contudo, alguns membros do partido Democrata acharam que o acordo não foi suficiente.

Para o comissário democrata da FTC, Rohit Chopra, o acordo “não conserta os principais problemas que levaram a essas violações”, afirmou. As informações são do portal G1.

Além da multa, ficou acertado no acordo que o conselho do Facebook criará um comitê de privacidade independente que removerá “o controle irrestrito do presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, sobre as decisões que afetam a privacidade do usuário”.

O Facebook também concordou em exercer maior supervisão sobre aplicativos de terceiros.

Responsabilidade

Em nota enviada à imprensa, o vice-presidente jurídico do Facebook, Colin Stretch, afirmou que o acordo vai exigir mudanças na forma como a companhia trabalha e que irá “colocar responsabilidades adicionais nas pessoas”.

A empresa garantiu que irá realizar testes trimestrais para verificar se os controles de privacidade estão funcionando.

Escândalos

O FTC procurava saber se o Facebook violou um acordo feito com a agência federal em 2012, em que a empresa se comprometeu a cuidar melhor da privacidade dos usuários.

A investigação começou há 1 ano, após o escândalo da Cambridge Analytica, em que o Facebook foi acusado de repassar dados de dezenas de milhões de usuários da rede social à consultoria que atuou na campanha de Donald Trump em 2016.

Desde o escândalo da Cambridge Analytica, outros problemas envolvendo a rede social no aspecto da privacidade vieram à tona.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*