Uma das pistas da Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como "Contorno", foi liberada na manhã desta sexta-feira (11) para o tráfego de veículos, de acordo com informações da Transalvador.

A avenida, que é o principal acesso à região do Comércio, foi interditada na noite de quarta-feira (9), devido às fortes chuvas que caíram na capital baiana. A decisão foi tomada pela Defesa Civil (Codesal) por conta do risco de desmoronamento da encosta em frente a um restaurante.

Segundo a Transalvador, a faixa de subida, cujo fluxo de veículos ocorre normalmente sentido Comércio-Campo Grande, passa a funcionar em mão-dupla nesta manhã.

Obra

O prefeito de Salvador, ACM Neto, concedeu entrevista no final da manhã desta quinta-feira (10) para apresentar ações emergenciais para amenizar os efeitos da chuva.

"Nós estamos muito atentos às situações de deslizamento de terra, de desabamentos de imóveis, de alagamentos, pontos de alagamentos na cidade. A Secretaria de Promoção Social também está mobilizada para dar assistência às famílias que são vítimas da chuva, com cobertor, com colchão, com alimentação, e com auxílio-moradia naqueles casos em que as famílias são obrigadas a sair dos seus imóveis".

Sobre a Avenida Contorno, que foi fechada mais uma vez, por risco de desabamento, Neto afirmou que será lançado na sexta-feira (11) um edital de licitação para uma obra de contenção. "Nós tivemos um deslizamento sério no primeiro semestre. Nós dedicamos os últimos meses, ao lado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dos seus técnicos, para fazer um estudo profundo do projeto da Avenida Contorno e amanhã [sexta-feira] será publicado no Diário Oficial do Município a licitação para a obra de contenção daquela encosta", afirmou o prefeito.

"Essa já é a maior chuva do ano na cidade de Salvador. Foram 140 milímetros de chuva em apenas 24 horas. As consequências são muito sérias para toda a cidade", finalizou.

*G1.