No dia 27 de setembro, o sinal analógico de televisão será desligado em Salvador e em outros 19 municípios da região. Para o acesso ao sinal digital, dois itens são necessários: uma antena e um conversor, caso o aparelho televisor não tenha um embutido.
Como se preparar
Caso haja dúvida se a sua TV está apta a receber o sinal digital ou não, consulte o menu ou o manual do aparelho. O selo DTV também é um indício de que o seu televisor está preparado para receber o sinal digital.
Caso o televisor não tenha um conversor embutido, além de um [conversor] externo, também é necessária a instalação de uma antena (na faixa de UHF) para os televisores que possuem o sintonizador interno, quanto para os conversores externos. Esta é dividida em três categorias: externas, coletivas ou internas. As primeiras são mais indicadas para os telhados das casas, enquanto que as segundas são para prédios e condomínios. Já as internas ficam dentro do domicílio e devem ficar próximas às janelas – elas só funcionarão em locais onde a intensidade do sinal é alta, do contrário pode haver instabilidade na recepção dos sinais.
Assinantes de TV paga ou parabólica não precisam fazer adaptações no televisor para receber o novo sinal.