Pelo menos mil urnas eletrônicas apresentaram defeito no estado da Bahia, faltando apenas quatro dias para as eleições.
Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), os equipamentos defeituosos estão em cerca de 10 municípios baianos.
De acordo com uma publicação do A Tarde, nesta quarta-feira (1º), urnas com defeito foram identificadas em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, onde os equipamentos passavam por reparos, em uma sala no fórum eleitoral da cidade.
Em entrevista ao veículo de comunicação da capital baiana, o coordenador de Suporte e Voto Informatizado do TRE-BA, André Cavalcante, afirmou que as urnas apresentaram problema na bateria da placa-mãe, o que resultou em "travamento" no relógio interno dos equipamentos.
Cavalcante informou que o problema foi detectado em urnas de algumas zonas eleitorais de Salvador e municípios da Região Metropolitana – como Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Camaçari, Dias D´Ávila -, além de Feira de Santana, Santo Amaro e cidades do sul do estado, como Teixeira de Freitas e Prado.
O coordenador explicou ainda que após serem alimentadas com dados dos eleitores e dos candidatos, as urnas são lacradas e depois passam por uma conferência visual. "Foi nesta etapa que detectamos o problema. Já estamos corrigindo e vamos concluir a revisão das urnas que ainda faltam trocar a bateria", afirmou.