O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nessa segunda-feira (24) que a fase aguda da pandemia de covid-19 pode terminar ainda neste ano, desde que algumas metas cruciais sejam atingidas pelos países.

Embora tenha falado sobre um cenário otimista para o futuro, Tedros ressaltou que os países não podem agir como se a pandemia tivesse terminado e afirmou que as condições globais permanecem ideais para o surgimento de mais variantes do coronavírus, como a ômicron.

Para o diretor da OMS, é possível que a covid-19 deixe de ser considerada uma “emergência global de saúde” — o nível mais alto de alerta da entidade — ainda neste ano. No entanto, será preciso atingir uma série de metas, como vacinar 70% da população global nos próximos meses.

Tedros pede há meses que os líderes globais acelerem a distribuição de vacinas aos países mais pobres do mundo. Metade dos 194 países que integram a OMS não conseguiu cumprir a meta de vacinar 40% de sua população no ano passado.

0 0 votos
Article Rating