Depois da Lavagem do Bonfim, em Salvador, é a vez de Camaçari dá início ao ciclo das festas de largo que acontecem na Orla do município. Nesta sexta-feira (13) Barra do Pojuca parou para homenagear o padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, junto às baianas e seus jarros cheios de água benta e alfazema, que dão o tom de tradição às comemorações.
Como é comum todos os anos, políticos, lideranças comunitárias, sindicalistas e sociedade civil organizada participaram do cortejo. Os políticos se destacavam com camisas padronizadas ou selos com slogans já se preparando para a corrida que se inicia logo mais – faltam 10 meses – nas eleições que elegem novo prefeito, pelo menos, seis novos vereadores.
De um lado o PT do prefeito Luiz Caetano, que abriu o cortejo com um discurso animador que destacou o trabalho feito pelo atual governo nos últimos oito anos. A palavra “traidor” era entoada pelo grupo do prefeito. Certamente dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Zé de Elísio (PP), que rompeu com o prefeito por não concordar com o projeto do gestor.
Por outro lado, Zé reuniu em sua própria casa, em Barra de Pojuca, toda a oposição. De todos os pré-candidatos que fazem oposição ao governo, apenas o peemedebista Oswaldinho não compareceu. Recentemente, em entrevista ao Jornal da Sucesso, ele declarou que vai sair candidato independente da decisão dos amigos da oposição. Além dele, o indeciso José Tude, ex-prefeito da cidade, também não deu as caras.
Logo após a largada do cortejo, o prefeito seguiu com seus secretários e seu candidato a prefeito, Ademar Delgado, para o almoço, onde conversaram sobre assuntos ligados à política e aos trabalhos da prefeitura. Enquanto isso, Zé almoçava ao lado do pré-candidato do PR Marco Antônio, Mau o presidente municipal do PTN, Mauricio Bacelar, os vereadores democratas, Elinaldo e Jorge Curvelo, o presidente municipal do DEM, Helder Almeida e Iaraci Dias, presidente do PPS.
Ao final do trajeto, os participantes curtiram o som da banda Baticumbum. A partir das 18h haverá shows com as bandas Bond do Zay e New Hits.
Por Henrique da Mata