A ação de bloqueio à febre amarela, realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau) chega às localidades de Arembepe, Barra do Jacuípe e Jauá, orla do Município, e nos bairros Santo Antônio, Ponto Certo, Gleba C e Dos 46, na sede. Anteriormente, a iniciativa aconteceu em Sucupira, Cordoaria e Monte Gordo, na zona rural, onde foram encontrados macacos com o vírus transmissor da doença.

A diretora de Vigilância à Saúde, Fátima Guirra, informou que “foram encontrados macacos mortos nessas localidades. Ainda não temos o resultado dos exames feitos nos primatas não humanos atestando ou não o vírus. Contudo, seguindo orientação do governo do Estado e da Secretaria de Saúde, estamos realizando os bloqueios de forma preventiva”.

O bloqueio nessas comunidades acontecerá com a vacinação dos moradores dessas regiões nas unidades de saúde, obedecendo aos critérios da tabela de risco do Ministério da Saúde, onde quem apenas nunca tomou uma dose precisa ser vacinado.

Para combater o mosquito transmissor do vírus acontecerá a ação de pulverização de inseticida através do mecanismo de bomba costal, feito pelos agentes de saúde, assim como os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão de casa em casa eliminando focos de proliferação do mosquito.

0 0 votos
Article Rating