Plagiando o slogan de uma emissora de rádio, ‘em 20 minutos tudo pode acontecer’, na política é assim, principalmente quando se trata de eleição de mesa, da câmara de vereadores. Posso aqui citar, inúmeros casos absurdos, que já presenciei, fazendo a cobertura de eleição para as Câmaras de vereadores.
Vereadores sendo trancados em quartos para não fugirem, vereador que contratou Buffet, alugou salão de festa, para comemorar sua eleição como presidente, e na hora ‘H’, não conseguiu obter a maioria, e acabou perdendo, a presidência do Legislativo.
Mas, um caso que me chamou atenção, foi registrado em Candeias, quando o vereador Jairo Santos (PTB), desceu do primeiro andar do prédio da Câmara de Candeias, comemorando a vitória, e de mãos dadas, com mais 5 vereadores, todos sentados nas cadeiras do plenário do legislativo Candeiense. Um dos aliados de Jairo, o vereador Val, recebeu o convite da então prefeita da época, Maria Maia. O Convite foi o seguinte, “você trai o vereador Jairo Santos, que eu Maria Maia lhe dou a presidência”.
Val não pensou duas vezes, subiu, se aliou a bancada governista de Maria Maia, e já desceu com o apoio de mais 5 vereadores, se tornando presidente da Câmara.
Mas, esquecendo um pouco Candeias, já que nosso foco aqui, é Camaçari, se nada for alterado até amanhã às 14 horas, o vereador Téo Ribeiro, pode comemorar, que será o presidente da Câmara de Camaçari, desbancando o vereador Dilson Magalhães (PSC), que até tentou entrar na briga, mas, não teve fôlego para seguir na disputa.
A composição da mesa para o primeiro Biênio deverá ser a seguinte:
Presidente: Téo Ribeiro (PT)
Vice Presidente: Jackson Josué (PV)
1º Secretário: Bispo Jair (PRB)
2º Secretário: Pastor Neilton (PSB)