Nesta quarta-feira (14), o Governo da Bahia realizou a entrega do Hospital Geral Clériston Andrade 2, situado na cidade baiana de Feira de Santana. Na ocasião, a unidade de saúde foi vistoriada pelo governador Rui Costa (PT) e, em seguida, oficialmente liberada para atendimentos à população.
Instalado em uma área de 25 mil metros quadrados, foram investidos na instalação do HGCA 2 cerca de R$ 60 milhões.
O hosiptal funciona em prédio de três pavimentos onde foi implantado um centro cirúrgico com 11 salas de cirurgias e outras três para procedimentos invasivos, além de um Centro de Hemorragia Digestiva e um setor de bioimagem. Um diferencial no serviço da unidade é a informatização, tendo em vista que os prontuários serão eletrônicos, em substituição ao papel no trâmite de informações dos pacientes.
“Esse equipamento está entre os melhores da Bahia, incluindo os privados. Aqui tem equipamentos que a rede privada não possui, nem em Feira de Santana, nem em Salvador. É uma unidade de primeiro mundo, não só tecnicamente falando, mas também estruturalmente e esteticamente. Além disso, possui o selo verde, por possuir placa solar, estrutura para reuso de água e ar condicionados funcionando com gás natural”, pontuou Rui.
O HGCA2 ainda dispõe de uma Policlínica Regional, UPA, uma maternidade regional e uma nova emergência.
Coronavírus
O hospital, de início, irá funcionar como centro de tratamento para pacientes com infectados com o novo coronavírus (Covid-19).
A unidade já começa a receber pacientes contaminados na noite desta quarta-feira. Ao todo, serão ofertados 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos, para este tipo de tratamento.