O técnico Luiz Felipe Scolari convocou o atacante Jô, do Atlético Mineiro, antes mesmo que o corte de Leandro Damião fosse decidido pelo departamento médico. O motivo é simples: para o amistoso de domingo, contra a França, Damião não tem condição de jogo. O atacante do Internacional sofreu uma lesão na coxa direita no treino fechado da Seleção desta quinta-feira, e a gravidade será analisada após exame em Porto Alegre, na sexta.
Jô, de folga no Rio após a partida do Galo contra o Vasco, em Volta Redonda, foi pego de surpresa com a convocação – sequer está com seu par de chuteiras. O atacante nem voltou para Belo Horizonte e seguirá para Porto Alegre nesta sexta, onde se juntará à Seleção, que estará concentrada no Hotel Delville e treinará às 15 horas no CT do Internacional.
– Estou muito feliz. Não esperava essa convocação. É uma grande oportunidade defender a seleção brasileira e uma surpresa muitíssimo agradável. É um sonho que está se realizando e não consigo conter minha alegria – declarou o atacante, via assessoria de imprensa.
Felipão não deseja ir para o jogo sem um substituto imediato para Fred. Seu camisa 9 tem atuado com uma fratura incompleta na costela e sido frequentemente poupado em treinos e amistosos. Contra a Inglaterra, por exemplo, ele deixou o campo na etapa final e deu lugar justamente a Damião. A tendência é que no domingo Fred mais uma vez não dispute os 90 minutos. O técnico quer preservá-lo para a Copa das Confederações.
Se o exame confirmar uma lesão mais grave na coxa do centroavante do Internacional, ele será cortado, e Jô ficará definitivamente na delegação. Será inscrito em seu lugar, com a camisa 21. O Atlético-MG já foi informado da possibilidade. Caso contrário, ele volta ao clube, e Damião permanece no grupo brasileiro.
A lesão de Leandro Damião é o primeiro problema médico da seleção brasileira antes da competição. Ainda no Rio de Janeiro, Fred e o médico José Luiz Runco concederam uma entrevista e anunciaram a fratura na costela do atacante, mas ambos garantiram que isso não o impede de atuar.
Quarta vez
Esta é a quarta convocação de Jô, atacante de 26 anos, para a seleção principal. A primeira foi no amistoso Brasil 0 x 0 Turquia, em 05/06/2007, quando entrou aos 30 minutos do segundo tempo.
A segunda ocorreu nas eliminatórias da Copa de 2010, para a partida Brasil 3 x 0 Chile, em 07/09/2008 , quando entrou aos 41 minutos do segundo tempo.
A terceira foi para mais dois jogos pelas eliminatórias de 2010: Brasil 4 x 0 Venezuela, em 12/10/2008, em que não foi utilizado, e Brasil 0 x 0 Colômbia, três dias depois, quando atuou os 90 minutos como titular. Todas as convocações foram com o técnico Dunga. O atacante ainda não balançou as redes com a amarelinha principal.
Bronze olímpico
Pré-convocado em 2007 por Dunga para a Copa América, acabou ficando de fora do torneio. Em 2008, foi novamente chamado pelo treinador para a disputa das Olimpíadas de 2008, na China. O Brasil conquistou a medalha de bronze contra a seleção da Bélgica, na disputa de 3° lugar, e Jô marcou dois gols na vitória por 3 a 0 em sua única aparição na competição. *Globo Esporte