O piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, questiona o resultado do campeonato de F1 do ano de 2008 e nesta segunda-feira (11), ele oficializou as ações contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone. Felipe também questiona especialmente, a não-anulação do GP de Singapura de 2008.
Em agosto de 2023, Felipe enviou uma carta as entidades e estava esperando a resposta oficial. A ação é necessária para entrar com processo na Superior Corte de Justiça de Londres e reconhecer Massa como campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1.
“Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, declarou o ex-F1 em nota enviada à imprensa.
A judicialização acontece na divisão de King’s Bench da Corte Superior de Londres, na Inglaterra, e pede uma indenização de pelo menos R$ 407,6 milhões, que pode aumentar para até R$ 960 milhões.
Além disso, o ex-ferrarista também quer que a FIA assuma ter violado os próprios regulamentos por não investigar a batida de Nelson Piquet Jr e que, se tivesse analisado o episódio ainda durante a temporada, o brasileiro teria sido campeão.
Felipe recebeu, recentemente, apoio do amigo e ex-chefe da Ferrari, Jean Todt. Também ex-presidente da FIA entre 2009 e 2021, o francês defendeu o cancelamento do GP de Singapura de 2008, e ainda admitiu que a equipe poderia ter adotado outra postura na época.
Massa se sente campeão da F1 2008: “Aquele título era nosso”
Entenda o caso
Após declarações de Bernie Ecclestone, Massa teria se motivado a entrar na briga jurídica. no ano passado, Bernie, que é um ex-chefão da F1, ele teria revelado que ele e Max Mosley – à época, presidente da FIA – souberam do escândalo do Singapuragate ainda em 2008, mas não abriram investigações para evitar manchar a imagem da categoria. Após Felipe enviar carta prévia ao ajuizamento da ação para FIA e FOM neste mês de agosto, o ex-gestor alegou não recordar ter dado as declarações em questão.