Nesta quarta-feira (7), o RMS Notícias parabeniza o município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, pelos seus 51 anos de emancipação política. A cidade foi denominada de Simões Filho em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho que havia exercido os mandatos de deputado estadual e federal, ministro da aviação e da educação.

Situada a 20km de Salvador e possui um importante polo industrial do Estado, com aproximadamente 200 indústrias nos mais variados segmentos. O Centro Industrial de Aratu – CIA e o Complexo Petroquímico de Camaçari – COPEC são os responsáveis pelo crescimento da economia local.

Além disso, Simões Filho é considerada um dos mais fortes polos industriais da Bahia, possuindo hoje quase 200 indústrias nos mais diversos seguimentos e um porto natural extremamente protegido, a baia de Aratu.

História

Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, possui um legado histórico desde quando o Brasil era colônia de Portugal. Essa odisseia é iniciada a partir do cultivo da cana-de-açúcar que se deu entre os séculos XVI e XVII. Em seguida, com a devastação da floresta surgiram os Engenhos de Bois de Moenda. A Usina de Engenho Novo ocupava o atual centro urbano da cidade.

Por volta de 1960, um grupo de moradores liderados por Walter José Tolentino Álvares se reuniu para tratarem de problemas comunitários. No ano seguinte, em 07 de novembro de 1961, o distrito foi emancipado de acordo a Lei Estadual n. 1538 de 1961, recebendo o nome de Simões Filho, para prestigiar o jornalista Ernesto Simões Filho que exerceu os mandatos de ministro da Aviação e da Educação, deputado Estadual e Federal, além de ter sido candidato a Senador da República e governador da Bahia. Inicialmente, Simões Filho pertencia ao município de Salvador.