O feriado prolongado da Proclamação da República foi marcada por violência e execuções. De acordo com informações do boletim da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entre sexta-feira (15) e o domingo (17), 35 pessoas foram mortas em Salvador e na Região Metropolitana. Os dados apontam que a maioria das vítimas são jovens e do sexo masculino.
Dentre as vítimas está um adolescente de 14 anos morreu e mais duas pessoas ficaram feridas durante um confronto entre as torcidas do Bahia e do Vitória na tarde de ontem (17), no Largo do Tanque. O adolescente foi atingido pelos disparos e morreu no local. Outros duas pessoas que estavam junto com torcedores rubro-negros da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) foram atingidas, entre elas um adolescente de 16 anos, que foi atingido no pé esquerdo. O outro torcedor baleado foi identificado como Victor Leon D'Ávila dos Santos, 25 anos. Ele foi atingido na coxa direita. Os dois feridos foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE) onde permaneciam internados até o final da tarde de ontem (17).
Na Valéria, Iris Sousa dos Santos, de 21 anos, que foi assassinada pelo companheiro. O crime aconteceu na noite de sexta-feira (15), dentro da casa da vítima. De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), a jovem foi atingida por golpes de faca nas costas. O acusado é o companheiro, identificado como Adailton Bonfim dos Santos, 25 anos. A polícia ainda não esclareceu o que teria motivado o crime.
Região Metropolitana:
Carlos Magno Freitas Silva, de 33 anos, foi morto na sexta-feira(15), em Dias D'Ávila, no Condomínio Bosque I, quando chegava em casa. Ele foi abordado por dois homens em um veículo de dados ignorados que efetuaram diversos disparos.
Ainda na sexta-feira(15), Fábio Santos Machado, 34 anos, foi executado a tiros enquanto caminhava em uma rua de Lauro de Freitas. Ele foi abordado e baleado por um homem que não foi identificado e fugiu logo em seguida. Fábio não chegou a ser socorrido e morreu no local. O caso será investigado pela 23ª DT, em Lauro de Freitas.
No sábado, em Camaçari, Alex da Silva Mota, de 20 anos,foi assassinado na Rua da Prainha, Buri 2, por volta das 10h:30; Jadson Caetano dos Santos, de 21 anos, morto na Piaçaveira, por volta das 14h; Rosenildo Moreira Santos, de 24 anos, foi assassinado na rua Fernando Gama, no Parque Verde II, por volta das 18h.
No domingo, Anderson Santos de Jesus Filho, de 27 anos, assassinado em Mata de São João, na Rua do Predio/ Monte Libano, por volta das 15h. Em Dias D'Ávila, Valdemir de Oliveira Fernandes, de 37 anos, foi assassinado na Rua 15 de Novembro, por volta das 17h:29. Em Camaçari, Cléber Conceição Cardoso, de 29 anos, foi morto a tiros em Catu de Abrantes, Vila de Abrantes. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Farias, onde chegou sem vida.