Na próxima quinta-feira (2), é comemorada a tradicional Festa de Iemanjá, que e realizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Por conta da grande movimentação de fiéis e turistas, algumas modificações no trânsito serão feitas na região. Segundo informações da prefeitura, entre 4h de 2 de fevereiro e 6h do dia seguinte, 12 barreiras de trânsito vão isolar vias do Rio Vermelho. No período, estarão proibidos circulação e estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita.
O tráfego será desviado na Av. Oceânica, próximo à Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos; na Av. Cardeal da Silva, nas proximidades da Rua Almirante Barroso; na Rua Oswaldo Cruz – interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior; e na Rua Conselheiro Pedro Luiz, no retorno para a Av. Vasco da Gama. Além disso, terão sentido duplo de tráfego a Rua Marquês de Monte Santo, entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos; e a Rua Odilon Santos, entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho.
Serão montadas barreiras de trânsito nas seguintes vias:
– Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Canavieiras
– Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes
– Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso
– Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes
– Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita
– Rua Oswaldo Cruz/Av. Juracy Magalhães Júnior
– Rua Vieira Lopes/Rua João Gomes
– Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus
– Av. Juracy Magalhães Júnior / Rua Vieira Lopes
– Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal
– Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes
– Rua Odilon Santos / Travessa Basílio de Magalhães
Saúde
Um esquema especial será montado para operar exclusivamente no evento. Um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, semelhante aos instalados durante o Carnaval, funcionará das 10h às 22h, com uma estrutura montada que contará com seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos.
Uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficará de prontidão na unidade, garantindo maior otimização no atendimento das ocorrências que necessitarem de transferência para unidades hospitalares.
Segurança
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o esquema policial contará com mais de 900 profissionais, entre policiais civis e militares, além de bombeiros, que iniciam os trabalhos já na quarta (1º), com o acompanhamento da arrumação dos presentes.
No dia seguinte, antes mesmo do nascer do sol, quando muitas pessoas aproveitam para fazer a entrega dos presentes à Iemanjá, o policiamento é reforçado, seguindo assim até a sexta (3).
Já a Guarda Civil Municipal (GCM) irá atuar com 160 agentes durante a festa. Segundo a prefdeitura, os guarda civis realizarão apoio às atividades da Semop, no ordenamento e fiscalização do comércio informal, nas ações de barreiras de trânsito da Transalvador, além de colaborar com a segurança pública, desenvolvendo patrulhamento preventivo em toda área da festa.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo do Município (Salvamar) tambérm atuará na festa, com um posto móvel na Praia do Rio Vermelho, um jet ski e um bote que acompanha a entrega dos presentes à Iemanjá. Cerca de 12 salva-vidas devem atuar na operação durante o 2 de fevereiro.