A Secretaria de Segurança Pública da (SSP-BA) anunciou nesta segunda-feira (20) que utilizará, pela primeira vez durante o São João, seu sistema de reconhecimento facial. Segundo a pasta, a tecnologia vai auxiliar a polícia a promover uma festa pacífica para baianos e turistas. Para tanto, câmeras foram distribuídas nos quatro pontos de festejos em Salvador: Paripe, Periperi, Parque de Exposições, Pelourinho.
Outras 11 cidades do interior também serão contempladas com o reforço tecnológico. São elas: Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Candeias, Dias D’ávila, Salinas das Margaridas, Irecê, Senhor do Bonfim, Porto Seguro e Itaberaba. Ao menos 262 criminosos já foram retirados das ruas desde a implementação do sistema, no Carnaval de 2019, de acordo com a SSP.
Neste ano, os eventos juninos contarão com o efetivo de 28 mil policiais e bombeiros.
Com início na quinta-feira (23), o esquema de segurança voltado para os festejos vai até domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho, até o dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia. O efetivo atuará em todo o estado nas ações preventivas, por meio de patrulhas nas áreas de festa e fiscalização dos itens de segurança dos espaços, e também nas ações de monitoramento e investigação, com o aumento dos plantões e dos quadros disponibilizados nas delegacias.