As cotidianas queixas em relação a demora na fila da regulação, incluindo pacientes que precisam da transferência com urgência, chamam atenção. Um levantamento feito pelo Bahia no Ar, através da Secretaria de Saúde do município (Sesau), apontou que 59 pessoas estão esperando serem reguladas pelo Estado, só em Camaçari.

Esses pacientes se encontram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos Ponto Atendimentos (PAs). Confirme a Sesau, algumas dessas pessoas já esperam há mais de uma semana, tempo que pode custar suas vidas, e não sendo um caso isolado.

Um morador do bairro dos 46 faleceu, na semana passada, enquanto esperava uma transferência de urgência para um hospital público de Salvador. Os rins deixaram de funcionar e ele veio a óbito na UPA da Gleba A. Ele resistiu por quase uma semana.

Na segunda-feira (9), uma moradora de Vila de Abrantes, na Costa do município, fez um apelo em prol de sua tia, que está esperando há uma semana pela regulação. A paciente está em coma, na UPA de Abrantes. Sobre esse caso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) respondeu ao Bahia no Ar que está em busca de um leito para o atendimento. 

Nesta semana, o município de Feira de Santana, entrou na mira do Ministério Público da Bahia (MP-BA), ao causar estranheza na longa espera pela regulação, atingindo o número de 50 pacientes na fila, apesar disso, Feira ainda tem 9 pacientes a menos que Camaçari. Uma investigação será feita na ‘princesinha do sertão’. 

 

0 0 votos
Article Rating