Na manhã desta quarta-feira (27), durante o programa Bahia No Ar, em sua primeira edição, o Sr. Manoel Bonfim fez um apelo à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como do município, por sua mãe, Lourides Pereira Nery, de 65 anos, moradora do bairro Phoc I, em Camaçari.

Conforme Manoel relatou ao radialista Roque Santos, a paciente sofreu um segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC), no sábado (23), e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, onde permanece sedada e entubada.

Desde então, Lourides Pereira segue esperando uma vaga em um hospital que possua uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“No sábado pela manhã a gente deu socorro e levou pra UPA da Gleba A. Ao chegar lá entubaram ela, sedaram e desde sábado ela está esperando”, contou o filho.

A paciente já foi regulada, entretanto, precisa da autorização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para ser transferida para uma unidade que ofereça o tratamento necessário à gravidade do caso, a exemplo dos Hospitais Roberto Santos e do Subúrbio, ambos situados em Salvador.

Relatório com pedido de transferência. (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

O Bahia No Ar entrou em contato com a diretora de Controle e Avaliação do SUS, em Camaçari, Elba Brito. Em resposta, ela sinalizou que será realizado os contatos necessários para resolução do caso. “Vamos fazer o contato com a Central Estadual, vamos fazer contato também com o HGC [Hospital Geral de Camaçari], porque ela precisa de um leito de UTI, já visualizei aqui no relatório, pra ver se a gente consegue resolver essa demanda”.

Elba também reforçou que a administração dos leitos é realizada pelo Governo do Estado, mas que existe a interação da regulação municipal em busca da agilidade no andamento das demandas.

Veja abaixo, na íntegra, a resposta concedida ao BNA da diretora de Controle e Avaliação do SUS, em Camaçari:

“É preciso esclarecer que a gestão de leitos ela é governabilidade do Governo do Estado e o nosso município o hospital que nós temos é o Hospital Geral de Camaçari [HGC]. É um hospital estadual e portanto esses leitos são geridos pelo hospital e são regulados pela Central Estadual de Regulação. É por isso que o paciente inserido nesse sistema, o SuremWeb, o paciente tá na UPA ele entra nesse sistema e a partir desse sistema ele é visualizado pela Central Estadual que pode regular esse paciente para qualquer hospital dentro da sua rede. Mas, é claro que nós, enquanto regulação municipal, podemos e fazemos esse contato. Então, nós conversamos com a Central Estadual, dialogamos também com o Hospital Geral, na busca de ajudar no processo. Então, a gente sempre tá fazendo contato passando essas questões da prioridade do paciente, da gravidade. Sempre temos um bom acolhimento, uma boa relação e é isso que nós fazemos. Em relação a esse caso, vamos fazer o contato com a Central Estadual, vamos fazer contato também com o HGC, porque ela precisa de um leito de UTI, já visualizei aqui no relatório, pra ver s e a gente consegue resolver essa demanda”.

0 0 votos
Article Rating