Filhote de baleia é encontrado morto em praia no sul do estado

O animal com cerca de 1 tonelada é uma baleia fêmea nascida nessa temporada.

Foto: Divulgação

Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11), na praia de Trancoso, em Porto Seguro, sul da Bahia.

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Porto Seguro e o 8ª Batalhão da Polícia Militar foram acionados e isolaram a área até a chegada da equipe do Projeto Baleia Jubarte.

Segundo o médico veterinário do projeto, Hernani Ramos, o animal com cerca de 1 tonelada é uma baleia fêmea nascida nessa temporada (isso porque o umbigo ainda não tinha sido cicatrizado). A equipe vai coletar amostras para identificar a causa da morte.

De acordo com Hernani, na terça-feira (10), também foi registrado o resto de uma carcaça de uma baleia jubarte e o encalhe de uma baleia da espécie cachalote-anão na praia de Corumbau, no distrito de Prado.

O veterinário explicou que esses encalhes estão acontecendo por causa de uma mudança nas correntes oceânicas da região entre Canavieiras e Porto Seguro e, por isso, traz animais adoecidos ou carcaças dos que morreram em alto-mar.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*