sdc14936 (1)

 

A montadora Ford anunciou férias coletiva para os trabalhadores das fábricas de carros e de motores do Polo Industrial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, confirmou nesta quarta-feira (20). A medida vai vigorar entre os dias 8 e 26 de fevereiro com o objeivo de “ajustar a produção à demanda do mercado”, informou a montadora.
Em dezembro de 2015, a montadora abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os trabalhadores da fábrica na Bahia – os trabalhadores poderiam aderir ao programa entre os dias 4 e 15 de janeiro. O objetivo, informou a empresa na época, era adequar o excedente da força de trabalho ocasionado pelo encerramento do turno da noite a partir do mês de março de 2016. O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari estimou que cerca de dois mil postos de trabalho seriam afetados com a suspensão do terceiro turno, que representa o período de 22h até as 6h30, num regime de 40 horas semanais.
A fábrica de Camaçari produz os veículos Ford Ka e Ka+ (sedã), e também o EcoSport. Além disso, a unidade fabrica ainda o motor 1.0 que abastece o Ford Ka. A Ford já tinha dado uma férias coletivas no meio do ano, que durou 10 dias, entre 25 de maio e 3 de junho.
Protesto de trabalhadores

Em outubro do ano passado, um protesto reuniu milhares de trabalhadores por conta de ameaças de demissões. O governador Rui Costa informou que iria negociar com a empresa. Na época, presidente do sindicato, Júlio Bonfim, disse que a Ford anunciou 192 demissões em produtoras de auto-peças, 500 do setor operacional e 700 do setor de logística. A empresa negou demissões, mas afirmou estar em processo de adequação.

A Ford suspendeu temporariamente a produção da fábrica de motores de Camaçari de 8 a 16 de outubro, com a justificativa de “ajustar os níveis de produção à demanda de mercado”. A empresa já havia anunciado férias coletivas a empregados produtivos da montadora de 14 de setembro a 2 de outubro. A decisão afetou 6.800 funcionários, 3.500 deles contratados e os demais terceirizados.

Entre 12 e 14 de agosto, cerca de 3.500 trabalhadores do setor operacional da montadora já tinham recebido folga. A Ford também já tinha dado uma férias coletivas no meio do ano, que durou 10 dias, entre 25 de maio e 3 de junho.

Veja nota emitida pela Ford sobre as férias coletivas:
“Com o objetivo de ajustar a produção à demanda do mercado, a Ford informa que concederá férias coletivas para as fábricas de carros e motores de Camaçari, Bahia, no período de 08 a 26 de fevereiro de 2016.”

 

Informações G1