Na contramão a manifestação dos trabalhadores, que paralisaram as atividades por 24 horas, em protesto a possíveis demissões na montadora, Ford lançou, nesta terça- feira, 20, em evento no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari, um programa de educação para jovens com o objetivo de promover a qualificação técnica e comportamental de alunos da rede pública de ensino do município.
A ação, que inicialmente conta com 100 vagas e está em linha com o Governo do Estado, através do Programa Educar para Transformar, é financiado pela Ford com a parceria do SESI e do SENAI.
Para o Governador do Estado, Rui Costa, essa é uma forma de incentivar os jovens do município. “Esse é um projeto de incentivo, onde esses jovens, têm a certeza de que as oportunidades aparecerão. É também uma forma de elevar a qualidade do ensino público do nosso estado, além de elevar o empenho e a dedicação dos jovens”, comemora.
Estiveram presentes no evento, o Governador do Estado, Rui Costa, PT, o Prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, PT e o Presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong.
O Presidente da Montadora, Esteven Armstrong, disse que o programa vai além de premiar os alunos. “O propósito é incentivar o desenvolvimento dos estudantes, com uma perspectiva de futuro focada nas competências”, afirma Armstrong.
Já o Prefeito Ademar Delgado aproveitou para parabenizar a iniciativa do governado do estado. “Governador, nós acreditamos muito na sua visão de educação para a transformação da nossa população”, agradeceu.
Durante o encontro, funcionários da Ford aproveitaram para manifestar suas insatisfações com a decisão da montadora que, segundo a categoria, irá demitir cerca de 2 mil trabalhadores.
No fim do evento, o Governador Rui Costa prometeu receber uma comissão dos trabalhadores para tentar intermediação com a montadora.