Entre o início da noite do domingo (1º) e as primeiras horas desta segunda-feira (2), feriado de ‘Finados’, carros foram arrastados pela força da água da chuva que atingiu a cidade de Itabuna, no sul da Bahia.
Em Itabuna, por causa do temporal, muita lama se espalhou pelo bairro de Fátima; No local, os dois veículos que foram arrastados pela chuva ainda estavam no meio da via de passagem de veículos ao longo da manhã. Em alguns pontos da cidade houve queda de energia.
No bairro São Roque, um canal transbordou e invadiu dicersas residências. Os moradores precisaram tirar os móveis de dentro das casas, que ficaram tomadas de lama.
O impacto das chuvas também resultou na queda do muro de uma casa. Informações preliminares apontam que algumas pessoas ficaram desalojadas, mas não há maiores detalhes de quantas pessoas tiveram que deixar suas casas. Não há registro de feridos ou desaparecidos.
A Defesa Civil de Itabuna ressaltou que a média de chuva esperada para todo o final de semana era de 50 mm. No entanto, somente na noite do domingo foram 84 mm de chuva. Conforme dados atualizados do Climatempo, nas últimas 24 horas choveu cerca de 98 mm na cidade, quantidade de chuva para o mês inteiro.
Na manhã desta segunda-feira, a chuva diminuiu, mas o mau tempo continua na cidade. De acordo com o Climatempo, a temperatura no município varia entre 20ºC e 25ºC.
Outras cidades
Além de Itabuna, a forte chuva também foi registrada em outras cidades baianas, a exemplo de Ilhéus, Ibicaraí, Juazeiro e Vitória da Conquista.
No município de Ibicaraí, que está situado também no sul da Bahia, ruas ficaram compeltamente alagadas.
Já em Juazeiro, no norte da Bahia, a chuva forte foi registrada nesta segunda-feira. Diversas ruas do município amanheceram com pontos de alagamentos, a exemplo das que fazem parte do bairro Muçambê.
Além disso, a água demorou para escoar pois havia muita sujeira e lixos nas bocas de lobo.