O município de Lajedinho, na Chapada Diamantina, decretou estado de emergência após ser atingido por uma forte chuva na noite deste sábado (7), que causou a morte de 10 pessoas e deixou mais de 150 desabrigados.
Os corpos de sete mulheres e um menino de 4 anos já foram identificados até a noite deste domingo (8). Os outros três corpos foram encontrados no início da noite na zona rural da cidade, mas não tiveram os nomes divulgados.
Entre as vítimas já encontradas estão Valéria Cruz Lima, o filho dela Tarcio Lima dos Santos, de 4 anos, Luiza Santos Lima, Cátia Fernanda de Jesus Santos, Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jeusus, 40, Ilza Calvacante da Silva, 68 e Olívia Andresa de Jesus.
Pelo menos 150 pessoas ficaram desabrigadas, entre elas o prefeito da cidade, Antonio Mário Lima Silva (PSD). "Ele ficou preso dentro de casa com a esposa e o sobrinho e tentou até escapar pelo telhado da área de serviço. Ele só conseguiu ser resgatado pela população depois que a chuva passou e o nível de água abaixou", relata a secretária de saúde do município, Graziane Sena.
De acordo com informações da Defesa Civil, 70 casas foram destruídas e 90% da área comercial da cidade foi afetada. Os desabrigados estão alojados na Escola Municipal Ana Lúcia e recebem alimentos e remédios. A Defesa Civil forneceu 190 cobertores para os prejudicados.
Alguns órgãos públicos como a Secretaria de Ação Social, Correios, a Prefeitura de Lajedinho e a farmácia básica foram afetados com a água da chuva. Ainda de acordo com a secretária de saúde de Lajedinho, pelo menos 7 pessoas seguem desaparecidas, segundo levantamento feito entre os próprios moradores.
Em nota, o governador Jaques Wagner (PT) disse que está acompanhando os desdobramentos da tragédia ocorrida em Lajedinho. "Não há nada que possa amenizar a dor pela perda de tantas vidas, porém, neste momento de aflição, quero me solidarizar com os familiares e toda a população da cidade. O governo coloca à disposição das vítimas os recursos possíveis para minimizar seu sofrimento. Peço aos baianos que se mobilizem para ajudar os moradores de Lajedinho", disse o governador.