As fortes chuvas que caem em Camaçari nesta terça-feira (20) têm comprometido o funcionamento das unidades de saúde do município fazendo com que algumas suspendam parcialmente alguns serviços ofertados.
A Secretaria de Saúde informa que a equipe de manutenção já está em campo trabalhando nas unidades atingidas afim de resolver os problemas causados pelas chuvas o mais rápido possível para que os serviços das unidades sejam retomados em sua totalidade na quarta-feira (21).
Leia também:
Caminhão rompe fios de energia e atendimento na USF Ficam é suspenso
Na manhã desta segunda-feira (19), um caminhão que rompeu a fiação de fornecimento de energia na rua em frente a USF Ficam II. Por causa do transtorno, a unidade está sem energia e o atendimento foi suspenso.
Até às 11h a equipe da Coelba ainda não tinha chegado ao local para resolver o problema. Dessa forma, o atendimento na USF Ficam foi suspenso e retornará normalmente na terça-feira (20).
Vacinação contra dengue começa nesta terça-feira, em Camaçari
Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde de Camaçari dá um passo significativo no combate à dengue, iniciando a vacinação de crianças de 10 a 11 anos com 8.956 doses do imunizante.
Conforme determinação do Ministério da Saúde, a medida visa ampliar a proteção contra a doença em uma faixa etária vulnerável. A vacinação será realizada em diversos pontos espalhadas pela cidade, tanto na Sede quanto na Costa de Camaçari, nas unidades de saúde locais, e começa nesta terça-feira
O Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, enfatiza a importância da vacina como uma ferramenta adicional no combate à dengue. Ele destaca que, embora a vacinação seja fundamental, não substitui as medidas preventivas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da doença.
Em 2023, os agentes de combate às endemias realizaram uma ampla ação, visitando centenas de milhares de imóveis e eliminando mais de 440 mil focos do mosquito. Natan ressalta que a colaboração da população é crucial nessa luta, com cada indivíduo assumindo a responsabilidade de cuidar do seu ambiente doméstico.
Procedimentos de vacinação:
Durante o processo de vacinação, é exigida a presença dos pais ou responsáveis pela criança, além da apresentação de documentos como identificação, cartão de vacina, CPF ou Cartão SUS. As equipes de saúde estão totalmente preparadas para fornecer todas as informações necessárias e orientar os pais e as crianças durante o procedimento de imunização. O secretário destaca ainda que, até o momento, a vacina não demonstrou reações adversas significativas.
Não podem tomar a vacina:
• Quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença;
• Imunossuprimidos (baixa imunidade);
• Gestante ou lactante (amamentando);
• Ser menor de 10 anos ou maior de 11 anos.
• Ter tido dengue há menos de 6 meses.
Sinal de que as unidades de saúde estão mau conservadas sem a manutenção adequada