Foto: Divulgação.Com a aproximação das eleições a procura da população deve aumentar ainda mais.

O Fórum Eleitoral de Camaçari está distribuindo 80 senhas diariamente para quem ainda não tem o Título de Eleitor. O período eleitoral deste ano está se aproximando e muita gente tem procurado o órgão para dar entrada no documento. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que o prazo final para o cadastro é até o dia 9 de maio.

As fichas começam a ser distribuídas a partir das 8h, mas as pessoas costumam chegar no cartório eleitoral a partir de 5h da manhã. Miranda da Costa Alves não pode chegar atrasada em casa, por isso resolveu chegar bem cedinho. “Cheguei cinco e pouca e estou aqui até agora aguardando o pessoal começar a atender”, disse ela.

Na fila do cartório, muitas pessoas reclamavam da quantidade de ficha oferecida por dia. “É inadmissível que os camaçarienses precisem enfrentar essa dificuldade para conseguir tirar um título. Eu só estou aqui pra tirar esse título porque no Brasil votar ainda é obrigatório, o que também me deixa indignado”, desabafou um homem na fila.

Felipe Silva de Souza, 16 anos, é estudante e menor de idade, portanto, não é obrigado a votar. No entanto, ele acha que fazer parte do processo eleitoral é um papel de cidadão. “Eu nunca votei, mas dessa vez eu quero fazer a minha parte e poder votar no candidato que eu acho que é o melhor para minha cidade”, disse. Questionado se já sabe em quem votar, o jovem foi franco. “Até o momento não vi ninguém que me convencesse”, disse.

De acordo com informações de funcionários do Fórum Eleitoral, o cadastro de pessoas que querem solicitar o título de eleitor vai se intensificar nos próximos dias com a chegada de mais um computador e a ampliação da carga horária de trabalho, que se estenderá aos finais de semana. Mas, por enquanto, a recomendação é paciência da população.

Por Henrique da Mata