Salve, Iemanjá! Foi assim que milhares de pessoas cortejaram a Rainha do Mar, nesta quinta-feira (2), em Arembepe, na costa de Camaçari, onde moradores, turistas e visitantes, com muita fé e devoção, entregaram presentes e agradeceram pelas graças alcançadas.
Após uma alvorada de fogos, o cortejo cultural, animado por uma banda de sopro e um grupo de capoeira, seguiu em procissão até a praia onde aconteceu o ritual religioso de entrega de oferendas, com inúmeros balaios que foram depositados nas embarcações dos pescadores da localidade e levados para alto mar.
Fazendo aniversário no mesmo dia da festa da Sereia do Mar, o vice-prefeito José Tude, esteve em Arembepe e também foi homenageado pela população. “A festa de Iemanjá é uma tradição tão importante na Bahia, e eu tive a felicidade de nascer nesse dia, e me sinto muito alegre, por ter a oportunidade de comemorar aqui em Arembepe todos os anos, e fico lisonjeado pela acolhida que a população tem me dado sempre”, afirmou.
A secretária de Turismo, Cristiane Bacelar, também aproveitou para levar um presente, e agradecer a Janaína, um dos nomes associados à divindade. “Festa linda, população presente, temos que saudar Iemanjá, pedir bons fluidos e proteção para o ano de 2023. Estamos aqui para comemorar e agradecer, porque esse é um momento muito importante, após dois anos de pandemia com todos os festejos suspensos e, agora, nesse retorno triunfal, a costa de Camaçari está repleta de turistas, os meios de hospedagens e as praias lotadas, e esse festejos vem para chancelar esse momento no município”, ressaltou.
Após a realização da parte religiosa, a população aproveitou a parte profana com os grupos Samba na Praça; SDL – Samba do Litoral; e Samba Chula Filhos de Oyó que se apresentaram na praia de Arembepe, no Largo das Peixarias.
Em Camaçari, as comemorações à Rainha do Mar também acontecem nas praias de Jauá e Itacimirim.