O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira (27) que não assinará nenhum acordo comercial com o Brasil, se o presidente Jair Bolsonaro se retirar do acordo climático de Paris. A decisão ameaça colocar um entrave nos trabalhos das negociações comerciais entre a União Europeia e o Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As informações são do O Globo.

“Se o Brasil deixar o acordo de Paris, no que nos diz respeito, não poderemos assinar um acordo comercial com eles”, disse Macron a repórteres antes da reunião do G20, no Japão.  “Por uma simples razão. Estamos pedindo aos nossos agricultores que parem de usar pesticidas, estamos pedindo a nossas empresas que produzam menos carbono, o que tem um custo de competitividade”, continuou.

As conversações da União Europeia com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), o quarto maior bloco comercial do mundo, se intensificaram, com Bolsonaro afirmando que um acordo poderia ser assinado “em breve”, enquanto a UE o chama de “prioridade número um”.

No entanto, as preocupações da UE em relação a uma onda de importações de carne bovina e a hesitação do Mercosul em relação à abertura de alguns setores industriais, como o automobilístico, fizeram com que prazos anteriormente estabelecidos se perdessem. Um acordo pode estar próximo, mas ainda fora do alcance.

0 0 votos
Article Rating