O jornal britânico "Financial Times" criticou a presidente Dilma Rouseff, em seu blog sobre os países em desenvolvimento, por divulgar estatísticas não oficiais sobre a economia brasileira. Segundo a publicação, o governo brasileiro sabe "como deixar os investidores preparados para tudo".
Em entrevista à edição brasileira do jornal "El País", nesta terça-feira (26), Dilma afirmou que o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) de 2012 cresceu, na verdade, 1,5%, em vez dos 0,9% divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Grande notícia, certo?", diz o jornal. "No entanto, investidores ficaram coçando as cabeças depois que o IBGE recusou confirmar se a revisão é verdadeira". O instituto vai divulgar na próxima terça os dados do PIB do terceiro trimestre, quando poderá então revisar os dados referentes ao ano passado.
"O Brasil está longe de outros países como a Argentina em relação à estatística 'criativa'", diz o "FT". "No entanto, com a credibilidade da equipe econômica sob crescente escrutínio por causa das contas fiscais, Dilma deveria ter escolhido uma forma mais convencionar de anunciar uma revisão tão significante do PIB".
As informações são do G1.