Na quarta-feira (20), dia em alusão à Consciência Negra, o professor universitário Juarez Xavier, docente do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi agredido com um canivete após ser vítima de uma ofensa racista em Bauru, no interior de São Paulo.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o docente teve ferimentos superficiais e após passar por atendimento médico foi liberado.
O agressor foi detido e pode ser indiciado por injúria racial e lesão corporal.
De acordo com o tenente da PM José Eduardo Trevisan, comandante do policiamento da área onde o crime ocorreu, Xavier estava caminhando na Avenida Nações Unidas quando um homem passou e chamou o professor de “macaco”. Ele reagiu à ofensa, quando foi derrubado no chão e agredido com um canivete. “Ele teve duas perfurações, uma no ombro e outra no tórax”, revelou o tenente ao jornal O Estadão.
No entanto, não é a primeira vez que Juarez Xavier é vítima de racismo. Em 2015, o educador já havia sido ofendido dentro da própria universidade, com pichações que o chamavam de “macaco” e insultavam também alunas negras.
A própria vítima relatou o caso utilizando as redes sociais. No Facebook ele escreveu: “Fui chamado de macaco. Reagi, fui esfaqueado! Mas antes, ele sentiu a fúria negra! Laroye!”
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2299409276831938&set=p.2299409276831938&type=3&eid=ARCs8n8jDNg8TEWpnBahRotr0p9vEc77m3PdAhYHn4lC2fOkjxH5JEje1wA9r-lOP1hRyx_Xx2SvTF6b
se reagir a tudo vc não vive, ignore e viva em paz
já me chamaram de ladrão, viado, baitola, tudo simplesmente ignorei e vida que segue.
Muito triste !
Repúdio total!
Absurdo
A sabatina da sexta feira e aquele respeito que tínhamos pelos nossos segundos país, que era assim que meu pai me dizia quando eu saia de casa pra escola quatro km a pé. – Ela vai se a sua mãe , se vc desrespeitar quando chegar aqui vai apanhar.
Obrigado minhas prós! In memória a minhas prós que já estão com Deus, pró Neuzinha, pró Nenzinha e meu saudoso tio Marcelino.
Temos que lutar contra isso.
Não respeitam mais ninguém…muito triste isso .
E a Polícia Prende e a Justiça de Merda Soltar esse e o Brasil de injustiça
Onde vamos parar? Um país que ninguém respeita ninguém…tá difícil!!