Depois de a Policlínica de Especialidades do Centro, na Rua da Natividade, ter sido invadida por um assaltante em fuga de uma tentativa de linchamento, funcionários retomam o trabalho em clima ainda apreensivo na manhã desta quinta-feira (19). A situação foi ainda pior na tarde da última quarta-feira (18), por volta das 14h30, porque a unidade de saúde não conta com um serviço de segurança interno.
A coordenadora da unidade especializada, Graça Barnabé, confirmou que o posto não tem segurança, mas preferiu não entrar em detalhes. Ela, assim como outros funcionários e pacientes que aguardavam atendimento, ficou em estado de choque com a situação. “Ainda estou aqui em estado de choque, tentando me distrair para esquecer”, disse.
Em entrevista com o secretário municipal de Saúdo do município, Vital Sampaio, ele garantiu que todas as unidades de saúde (incluindo as USFs e UBSs) do município terão de volta os vigilantes ainda este semestre. “Vamos fazer uma seleção pública para contratar os novos vigilantes ainda este semestre”, disse.
Os vigilantes foram retirados dos postos de saúde desde agosto do ano passado, segundo o secretário, por causa do vencimento do contrato feito através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os novos vigilantes serão contratados através do mesmo sistema.
Por Henrique da Mata