Um estudante de 13 anos salvou a irmã de um incêndio usando o que aprendeu em uma aula de primeiros socorros na escola. O ato de heroísmo aconteceu durante um incêndio que destruiu um casarão no Centro Histórico na madrugada desta segunda-feira (9). Sete pessoas se feriram e quatro permanecem hospitalizadas.

O casarão de dois andares, na rua da Poeira, em Nazaré, foi totalmente destruído. Os 47 moradores do local perderam todos os bens.

O adolescente Alex Moraes de Jesus foi o primeiro a perceber o fogo e ajudou a irmã, acordando os demais moradores. Ele colocou um pedaço de pano molhado no rosto e depois fez o mesmo com a irmã de 9 anos, Ágata. "Puxei qualquer pano, peguei a toalhinha e botei água e dei para ela, e o outro pano ficou para mim", contou à TV Bahia.

"Foi a professora que deu essa aula, eu lembrei e fui e joguei aula no pano", relembrou o garoto. Alex é aluno do 5ª ano da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, no Pelourinho.

Auxílio

O incêndio que atingiu um casarão no Centro Histórico na madrugada desta segunda-feira (9) deixou 28 famílias desabrigadas, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Elas serão assistidas pelo órgão e vão passar a receber benefícios sociais oferecidos pela Prefeitura.

"As famílias que têm parentes ou amigos que possam abriga-los receberão cestas básicas, colchões, cobertores e lençóis. Quem não tem para onde ir já foi encaminhado à Casa de Passagem ou ao Albergue administrados pela Semps e, se tiverem interesse receberão auxilio moradia, no valor de R$ 150,00 mensais, por até seis meses", informou o secretário Mauricio Trindade.

Segundo informações da Central de Polícia, as chamas começaram por volta das 3h30. Quatro vítimas, entre elas uma criança de cinco anos, deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo informações do posto policial no hospital, o menino foi jogado da janela pela mãe durante o incêndio.

*Correio.