Em 2018, o Campeonato Baiano terá a participação de dez equipes, e elas fazem parte de cinco diferentes mesorregiões, com isso muitas agremiações terão que realizar longas viagens para encarar os adversários por conta da distância entre as cidades.
As cidades das equipes que vão disputar o Baiano em 2018 fazem partes das mesorregiões Metropolitana de Salvador, Centro-Norte, Centro-Sul, Nordeste e Vale-São Franciscano.
Com a entrada do Jequié e saída do Teixeira de Freitas, o Baianão deixa de ter equipes de seis regiões, pois a agremiação rebaixada faz parte do Sul Baiano, e o novo integrante da elite está no Centro-Sul.
Devido a sua extensão, o estado da Bahia é dividido por sete mesorregiões, que é uma extensão territorial com características próprias (físicas, econômico-sociais, humanas etc.), e dentro delas existem as microrregiões, que são divididas por diversos municípios que fazem parte da região.
Além das cinco mesorregiões citadas e que estarão com representantes na elite do futebol baiano, o estado da Bahia ainda conta com as mesorregiões do Sul e do Extremo Oeste Baiano.
Confira os clubes que vão disputar a competição em 2018 e as mesorregiões que pertencem:
Metropolitana de Salvador: Bahia (Salvador), Vitória (Salvador) e Atlântico (Lauro de Freitas);
Centro-Norte: Bahia de Feira (Feira de Santana), Fluminense de Feira (Feira de Santana), Jacobina (Jacobina);
Nordeste: Jacuipense (Riachão do Jacuípe)
Vale São-Franciscano: Juazeirense (Juazeiro)
Centro Sul: Jequié (Jequié) e Conquista (Vitória da Conquista).
Parabens jequie,sou de maracas e estarei torcendo pra vc adj.