Na manha desta quarta-feira (9), durante o Programa Bahia Alerta, da Rádio Sucesso FM, a gerente-executiva do INSS, Priscila Montalvão e o Chefe de Saúde do Trabalhador, João Eduardo, concederam uma entrevista ao radialista Roque Santo, esclarecendo questões relativas à área de perícia médica, e destacou que, o médico perito procura ver se a doença do trabalhador, está gerando incapacidade no trabalho antes de conceder o benefício de auxílio-doença.
“Na pericia do INSS, o que é avaliado não é necessariamente a doença, mas sim, a incapacidade, que pode estar advindo daquela doença, como por exemplo, uma pessoa pode ser hipertensa ter sua pressão controlada e trabalhar, a questão é a incapacidade que a doença causa. O trabalho do perito do INSS é ver se a doença esta gerando incapacidade no trabalho em que ela faz”, esclareceu João.
Durante a entrevista, a gerente do INSS esclareceu que não existe nenhum tipo de incentivo financeiro para os médicos que dão alta ao trabalhador. Além disso, segundo Priscila, somente as pessoas consideradas incapazes é que poderão desfrutar do benefício.
A gerente destacou ainda que “quem vai reconhecer se o segurado foi vítima de acidente de trabalho, ou seja, se existe nexo entre a doença e a atividade laboral é a perícia médica do Instituto”. Para obter o benefício o interessado deve ligar para o telefone 135 e agendar uma perícia médica numa Agência da Previdência Social (APS).