O Ministério Público Federal (MPF) denunciou Géssica Kayane, conhecida como Gkay, por discriminação racial após postagem feita pela influenciadora no X, antigo Twitter, ao falar sobre o sistema de cotas. “Mais uma mordomia para esses brasileiros que tanto gostam da vida boa e preguiçosa, esse tal de sistema de cotas. Uma palhaçada, isso sim!”, escreveu ela, à época.
Segundo informações, o MPF ofereceu a denúncia em julho deste ano. Gkay foi recebida pela juíza, e assumiu as acusações. Ela afirmou que era jovem à época da publicação, tendo entre 12 e 13 anos, além de reconhecer não ter instrução e que a postagem foi de “mau gosto”. A postagem feita pela influenciadora foi considerada racista e preconceituosa.
Diferente do que foi justificado por Gkay, o MPF alegou que, na época do ocorrido, ela já tinha 18 anos. O órgão também se recusou a oferecer uma proposta de acordo, visando a gravidade do delito.
Em 2023, Géssica Kayane foi criticada nas redes sociais após divulgar que a Farofa da Gkay contaria com um sistema de cotas raciais.