O funcionário do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador(CIAT),  Cleyton Luiz contou que no ultimo final de semana, teve sua conta do Instagram invadida por golpistas. Os criminosos, se passando pro Cleyton, negociam eletrodomésticos e outros produtos, com valor muito abaixo do preço, para atrair pessoas.

Em contato com a equipe do Bahiar no Ar, ele contou que não consegue mais “logar” em sua conta nem recuperá-la. Cleyton já fez um boletim de ocorrência, e disse que está “aguardando os próximos passos”.

Apesar de já ter registrado a ocorrência, Cleyton disse que os seus seguidores ainda estão sendo enganados pelos falsários que estão utilizando sua conta. “Fiquem espertos, se tiver duvida liguem para a pessoa. Teve vários amigos meus que caíram nisso, pensando que era eu que esta vendendo os produtos”, alertou.

Infelizmente Cleyton não é o primeiro a ter sua conta invadida por golpistas. Outros perfis no Instagram viraram alvos de criminosos que se utilizam de um arsenal de técnicas para roubar as contas e induzir seguidores a fazerem transferências, geralmente por Pix.

Depois de invadir o perfil de um alvo, os golpistas usam iscas muito parecidas para tentar ganhar dinheiro: eles fazem stories se passando pelo dono da conta avisando que um parente está se mudando do Brasil e, por isso, está vendendo alguns itens como eletrodomésticos ou eletrônicos.

A maneira mais eficaz de se proteger contra essas tentativas de invasões é ativar a autenticação de duplo fator.

Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado no seu celular.

Para ativar o recurso, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores. É importante que o fator de autenticação não seja SMS, já que os criminosos se valem de outros métodos para roubar perfis.

0 0 votos
Article Rating